Polícia Civíl desarticula quadrilha que roubava tratores
- Fonte: Pioneiro.
- 20 de mai. de 2015
- 2 min de leitura

Foto: Ilustrativa.
Foi desarticulado pela polícia civil o esquema de furto e roubo de tratores que atormentava moradores da zona rural. Nesta terça (19), o inquérito que indicia Richard Marlon Brando, 21 anos, e o argentino Julio Zabal Martin, 50, por roubo qualificado, furto qualificado, formação de quadrilha e porte ilegal de arma será remetido à Justiça pela Delegacia Regional de Vacaria. Os dois estão detidos preventivamente no presídio estadual da cidade. Richard foi preso na tarde de segunda-feira no bairro Santa Corona, em Caxias do Sul. As investigações apontam que ele e Martin integravam uma quadrilha que furtava ou roubava tratores na Serra para levar ao Paraná ou Argentina. Durante a prisão de Richard, foram apreendidos um revólver calibre 38, uma espingarda, munição e um automóvel Vectra, possivelmente usado como moeda de troca. Um homem foi preso por porte ilegal de arma. Martin foi preso quase 10 dias antes, no dia 9 de maio, em Campestre da Serra. A polícia suspeita que ele planejava subtrair até três tratores, com preferência, para o modelo Massey Ferguson naquele final de semana. Não conseguindo precisar o local onde os roubos aconteceriam (Campestre da Serra, Ipê, São Marcos ou Caxias do Sul), os policiais resolveram prender o argentino. Em Campestre da Serra, ele morou de setembro a abril, quando um trator foi furtado e outro roubado. Atualmente, ele residia na cidade de El Dorado, província de Missiones, na Argentina. Martin recebia as encomendas, pesquisava os locais dois roubos e Richard executava a ação.
As investigações apontam os dois como suspeitos do furto de um Massey Ferguson em fevereiro, em Cazuza Ferreira, São Francisco de Paulo, e do roubo de um Valtra de uma propriedade na localidade do Guacho, distrito de São Manoel, em Campestre da Serra. Durante o roubo, os moradores foram rendidos, amarrados e vendados por cinco pessoas.
O primeiro trator, o Massey,foi levado para a Argentina e o segundo, o Valtra, para a cidade de fronteira de Capanema, no Paraná. Nenhum dos dois foi recuperado.
A polícia investiga outros membros da quadrilha.
Comments