CAGED aponta Vacaria como destaque na criação de empregos
- Nosley Machado
- 1 de mar. de 2015
- 1 min de leitura
Na tarde desta sexta-feira, 27, o Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) divulgou os números do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), estudo que analisa mensalmente a quantidade de trabalhadores admitidos e demitidos em todos os municípios brasileiros. Em relação ao Brasil, os números não foram positivos no primeiro mês de 2015: o mercado de trabalho encolheu em 81.774 postos. Mas, em Vacaria, a situação foi diferente: o saldo de 5.286 vagas de trabalho colocaram A cidade entre os cinco maiores saldos no país. Além da nossa cidade, os destaques ficaram por conta de Fraiburgo com 2.466 vagas, assim como a paulista Franca com 2.529. Mas, infelizmente, foram casos isolados no país. A cidade do Rio de Janeiro teve uma redução em seu mercado de trabalho de impressionantes 19.849 postos. Belo Horizonte (-5.097), Fortaleza (-5.027), Manaus (-2.061), Brasília (-3.601) e Porto Alegre (-2.072) também viram seu mercado de trabalho se reduzir drasticamente em janeiro de 2015.
Com a geração das vagas ocasionadas pela safra da maçã, Vacaria ficou em segundo lugar geral no país, ficando atrás apenas da cidade de São Paulo. Mas as vagas não ficam só por conta do trabalho na colheita da fruta, há vagas também nos setores de classificação e logística. Os investimentos feitos no setor movimentam a economia como um todo, trazendo lucros também para o comércio geral e prestação de serviços.
A situação econômica do país em geral não é boa, mas Vacaria vem remando contra os dados do restante do Brasil, se mantendo estável diante de uma das maiores crises dos últimos 20 anos.
Comments