top of page

Empresas Destaque

Buscar

Governo mantém IPI reduzido para carros até dezembro

  • Foto do escritor: Nosley Machado
    Nosley Machado
  • 30 de jun. de 2014
  • 2 min de leitura

Francisco Carlos de Assis e Carla Araújo

Estadão - ‎segunda-feira‎, ‎30‎ de ‎junho‎ de ‎2014


O ministro da Fazenda, Guido Mantega, anunciou nesta segunda-feira, 30, a manutenção da alíquota reduzida do Imposto sobre Produtos Industrializados (IPI) para veículos. Com isso, a alíquota para carros com motor 1.0, que deveria voltar a 7%, vai continuar em 3%.


Para veículos como motor flex até 2.0, a alíquota retornaria para 11%, mas será mantida em 9%. As alíquotas deveriam voltar ao normal na terça-feira, 1º de julho. A manutenção das atuais tarifas foi prorrogada até dezembro.


A continuidade da tarifa menor foi anunciada após o ministro se reunir com representantes da Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores (Anfavea). As montadoras têm sofrido com alto nível de estoques e reduziram em 18% a produção de veículos nas linhas de montagem em maio, na comparação com o mesmo mês de 2013.


Segundo Mantega, na reunião, que também contou com a participação da Fenabrave, foi feito uma avaliação sobre o setor nesse primeiro semestre. De acordo com o ministro, "uma série de motivos, entre os quais, a questão do crédito", influenciou negativamente. "Houve uma diminuição de crédito e um encarecimento nesse período e também no período mais atual", disse Mantega.


O ministro afirmou ainda que a Copa, "apesar de estar sendo um sucesso" e de ser boa para o País, tem impactos negativos no setor. "Foram sete dias úteis a menos, o que influenciou as vendas", disse. "Temos que tomar as medidas para viabilizar um segundo semestre melhor."


Segundo Mantega, há uma certa semelhança entre o primeiro semestre do ano passado e o desse ano. "Estamos trabalhando com uma projeção que, este ano, seja semelhante ao ano passado", completou.

"Com a manutenção, podemos ter um segundo semestre melhor", disse o presidente Anfavea, Luiz Moan. Segundo o dirigente, ainda não há como antecipar os dados de junho, que serão conhecidos no próximo dia 7.


 
 
 

Comments


Empresas Destaque

Destaques
Recentes

Quer saber das novidades?

Verifique em breve
Assim que novos posts forem publicados, você poderá vê-los aqui.

Quem são nossos parceiros?

Arquivo

Encontre-nos no Facebook!

© 2015 BY AGÊNCIA DE INFORMAÇÃO VACARIA. TODOS OS DIREITOS RESERVADOS.

bottom of page